Exercício para ampliar a autoconsciência corporal

Nos habituamos a estar com a cabeça em uma coisa enquanto o corpo faz outra, o que diminui a conexão mente-corpo. O exercício resgata essa conexão e também nos torna mais conscientes das emoções. 

 

## Convido você a fazer uma experiência. Agora mesmo, esteja onde estiver, feche os olhos e coloque a atenção em seu pé direito por um ou dois minutos.  Observe as sensações que estão presentes ali: se estiver usando um sapato, por exemplo, você talvez perceba o pé envolvido pelo calçado. Você pode observar também a sensação de contato do pé com a superfície em que ele está apoiado neste momento. Explore o calcanhar, a região dos dedos, o peito e a planta do pé. A intenção é perceber as sensações, e não pensar sobre elas, ok?

 

Essa experiência é uma amostra da prática que em mindfulness  se chama body scan, ou varredura corporal. Além de ser uma ótima âncora para a atenção plena, o exercício da varredura fortalece a conexão mente-corpo e amplia a consciência corporal. A prática prossegue com um tour pelo corpo - pernas, abdômem, costas, braços etc. 

 

No que dependesse apenas de nossa natureza, seríamos capazes de perceber sensações muito sutis em nosso corpo. Perceberíamos o sono chegando de mansinho antes do primeiro bocejo ou um músculo que reclama da má postura e nos avisa para corrigi-la antes que ele começe a doer. Perceberíamos melhor as sensações prazerosas e desfrutaríamos mais delas.

 

Mas o que normalmente acontece conosco é bem diferente disso. Nos habituamos a estar com a mente em uma coisa enquanto o corpo faz outra. Enquanto o corpo come, a mente vê televisão. Enquanto o corpo toma banho, a mente resolve problemas de trabalho, e assim passamos o dia. A falta de conexão ente mente e corpo diminui nossa autoconsciência corporal, e só nos damos conta daquilo que se passa conosco quando já não dá mais para ignorar. Não é à toa que tanta gente descubra doenças quando já começam a ficar graves, ou só perceba que está sob stress quando se sente mal.

 

Quanto mais autoconsciência corporal temos, também mais facilmente percebemos nossos estados emocionais. Afinal, as emoções se expressam por meio do corpo, não é? Mas isso é assunto para outro post – autoconsciência emocional.

 

Por ora, fica o convite:  experimente praticar a atenção plena nas sensações corporais. Você pode praticar sentado (ver artigo em destaque, sobre como é uma prática de mindfulness) ou deitado de costas, com os braços e pernas paralelos ao tronco, a cabeça plana.  Algumas pessoas têm até mas facilidade de meditar colocando a atenção em partes do corpo. Para outras, o exercício da varredura corporal tem efeito relaxante e facilita o sono. Bora praticar?

 

Maior autoconsciência corpora e emocional são alguns dos benefícios da prática de mindfulness, base do Programa Você Mais Centrado. Clique aqui para saber mais.

Compartilhe
Please reload

Categorias
Please reload

Outros conteúdos

October 25, 2017

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square