Como o comer consciente ajuda a controlar o peso?

A prática de mindful eating traz mais consciência daquilo que estamos escolhendo, experimentando, sentindo e pensando. E isso pode fazer toda diferença para manter a forma ou emagrecer, como você verá aqui.
## No artigo “Coloque o cérebro para ajudar você a emagrecer”, apresentei o conceito do comer consciente ou mindful eating, que consiste em dirigir a atenção para o ato de comer, sem pressa, mastigando bem o alimento, desfrutando ao máximo as sensações e reconhecendo os sinais de fome e saciedade do corpo.
Há importantes benefícios na prática do mindful eating, que permite comer na medida certa, com prazer e maior consciência corporal e alimentar, o que favorece o controle do peso e a saúde. São eles:
Percebemos quando a fome chega de mansinho e pode ser saciada com tranquilidade (antes de bater aquela sensação de estarmos famintos, que nos leva a comer além da conta).
Distinguimos quando a fome é física ou emocional.
Diferenciamos fome e sede, sensações que algumas pessoas confundem, pois se originam da mesma região do cérebro, o hipotálamo, e podem nos levar a comer quando na verdade precisamos apenas beber água.
Ficamos mais atentos à qualidade e quantidade do que colocamos na boca.
Percebemos os nossos impulsos e pensamentos com relação à comida.
Mastigamos melhor, o que facilita a digestão. Damos tempo ao cérebro para detectar a presença de comida no estômago e produzir a sensação de bem-estar ligada à saciedade.
Saboreamos intencionalmente o alimento e temos mais prazer com a alimentação. Ficamos satisfeitos sem ter que comer muito.
Mais atenção, menos calorias
Um estudo realizado pela Universidade do Texas, nos EUA, com 50 mulheres saudáveis entre 40 e 59 anos, constatou os efeitos do mindful eating para o controle de peso.
Orientadas a comer com atenção plena suas refeições diárias em um restaurante, no período de seis semanas, as mulheres acabaram ingerindo 300 calorias/dia a menos, e todas emagreceram ao final da experiência.
Esse é um dos exemplos de pesquisas que justificam por que cada vez mais nutricionistas e médicos recomendam o mindful eating como recurso de apoio para
redução de peso programas de reeducação alimentar.
Leia também: Fome física ou emocional: você percebe a diferença? Mindful eating e o controle da ansiedade são temas tratados pelo Programa Você Mais Centrado com Mindfulness. Clique aqui para saber mais