Como o comer consciente ajuda a controlar o peso?


A prática de mindful eating traz mais consciência daquilo que estamos escolhendo, experimentando, sentindo e pensando. E isso pode fazer toda diferença para manter a forma ou emagrecer, como você verá aqui.

## No artigo “Coloque o cérebro para ajudar você a emagrecer”, apresentei o conceito do comer consciente ou mindful eating, que consiste em dirigir a atenção para o ato de comer, sem pressa, mastigando bem o alimento, desfrutando ao máximo as sensações e reconhecendo os sinais de fome e saciedade do corpo.

Há importantes benefícios na prática do mindful eating, que permite comer na medida certa, com prazer e maior consciência corporal e alimentar, o que favorece o controle do peso e a saúde. São eles:

  • Percebemos quando a fome chega de mansinho e pode ser saciada com tranquilidade (antes de bater aquela sensação de estarmos famintos, que nos leva a comer além da conta).

  • Distinguimos quando a fome é física ou emocional.

  • Diferenciamos fome e sede, sensações que algumas pessoas confundem, pois se originam da mesma região do cérebro, o hipotálamo, e podem nos levar a comer quando na verdade precisamos apenas beber água.

  • Ficamos mais atentos à qualidade e quantidade do que colocamos na boca.

  • Percebemos os nossos impulsos e pensamentos com relação à comida.

  • Mastigamos melhor, o que facilita a digestão. Damos tempo ao cérebro para detectar a presença de comida no estômago e produzir a sensação de bem-estar ligada à saciedade.

  • Saboreamos intencionalmente o alimento e temos mais prazer com a alimentação. Ficamos satisfeitos sem ter que comer muito.

Mais atenção, menos calorias

Um estudo realizado pela Universidade do Texas, nos EUA, com 50 mulheres saudáveis entre 40 e 59 anos, constatou os efeitos do mindful eating para o controle de peso.

Orientadas a comer com atenção plena suas refeições diárias em um restaurante, no período de seis semanas, as mulheres acabaram ingerindo 300 calorias/dia a menos, e todas emagreceram ao final da experiência.

Esse é um dos exemplos de pesquisas que justificam por que cada vez mais nutricionistas e médicos recomendam o mindful eating como recurso de apoio para

redução de peso programas de reeducação alimentar.

Leia também: Fome física ou emocional: você percebe a diferença? Mindful eating e o controle da ansiedade são temas tratados pelo Programa Você Mais Centrado com Mindfulness. Clique aqui para saber mais

Categorias
Outros conteúdos
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square