O que é mindfulness e quais são seus benefícios

9 Sep 2016

 

Conheça um antídoto para a agitação mental do nosso tempo, que nos ajuda a focar a atenção, organizar melhor o tempo e lidar com a ansiedade e o stress, entre outros benefícios. 

 

## Mindfulness é o estado mental de atenção plena e intencional no momento presente, sem julgamento.

 

Se isso soa meio abstrato para você, eu o convido a fazer a experiência a seguir para ter sua própria compreensão do que se trata.

 

Com os olhos fechados, deslize o dedo indicador pelos dedos da outra mão, como se estivesse desenhando o contorno deles. Comece pelo dedo mínimo, vá até o polegar e retorne ao mínimo, vagarosamente. Preste total atenção no que está fazendo e nas sensações que os movimentos provocam. Observe as ondulações dos seus dedos, a diferença do toque nas juntas e nas partes macias. Observe a textura e a temperatura da pele. A ideia não é analisar o que está fazendo, mas apenas sentir, ok? Faça isso agora, antes de prosseguir com a leitura.

 

Pois bem. Nos momentos em que sua mente esteve completamente envolvida com as sensações da experiência, apenas percebendo e não pensando sobre elas, você vivenciou o estado de mindfulness. Aí está!

 

Essa é apenas uma das muitas formas de acessar o estado de atenção plena e intencional no momento presente. E se você questiona por que motivo fazer isso, posso lhe dar vários!

 

Maior domínio da atenção e das emoções

 

Primeiramente, mindfulness é um exercício de focalização da atenção que funciona como antídoto para a agitação mental do nosso tempo.

 

No mundo de hoje, nossa capacidade de focar a atenção concorre com a avalanche de estímulos e informações que chegam a todo instante, sobretudo pelos aparelhos eletrônicos que carregamos conosco 24 horas por dia.

 

A mente salta um assunto para outro e não passa muito tempo fixada a algo. Com frequência estamos com a cabeça em uma coisa enquanto o corpo faz outra, e acabamos realizando atividades distraidamente, no piloto automático. Tudo isso nos deixa mentalmente acelerados, enfraquece a capacidade de manter o foco e provoca ansiedade, que por sua vez alimenta o stress.

 

A prática de mindfulness atenua esses problemas na medida que fortalece a estrutura do cérebro que utilizamos para prestar atenção.“A atenção funciona como um músculo: pouco utilizada, ela definha;  bem utilizada, melhora e se expande”, resume o psicólogo americano Daniel Goleman, autor do livro Foco.

 

Passamos a ter maior domínio da atenção e consciência de como estamos ocupando nosso campo mental momento a momento. Aprendemos a “desligar” pensamentos negativos e de preocupação e lidar com nossos estados emocionais. A agitação mental diminui, e com ela a ansiedade e o stress que são seus subprodutos.  

 

Mindfulness é também um exercício de auto-observação, em que percebemos nossa maneira de pensar, sentir e nos comportar. Por meio de atitudes que são exercitadas com as práticas, desenvolvemos formas mais efetivas de lidar com as situações desafiadoras da vida. 

 

Eu poderia citar ainda mais benefícios, mas, para simplificar, digamos que mindfulness nos deixa mais centrados.

 

Treino diário

 

Nas práticas de mindfulness, exercitamos manter a atenção nas sensações da respiração, de partes do corpo ou de movimentos. E isso se pode fazer em vários lugares e circunstâncias, o que torna o exercício muito versátil e ao alcance de qualquer pessoa.

 

Pratica-se sentado – o que pode ser na cadeira do escritório, no chão, no sofá da sala ou no banco do ônibus –, deitado ou em pé. Na modalidade de prática mais comum ficamos sentados confortavelmente, numa postura ereta, com os olhos fechados.

 

Idealmente o treino deve ser diário, por pelo menos 15 minutos. É comum as pessoas pensarem: meu dia já é tão cheio, como vou encontrar 15 minutos para isso? Bem, não se trata de encontrar tempo, mas de criá-lo. E vale a pena! 

 

No programa Você Mais Centrado, as pessoas começam com sete minutos e aumentam a duração do exercício semana após semana. Gradativamente, percebem os efeitos e se animam a praticar mais. E chegam à conclusão de que os minutos investidos em mindfulness retornam multiplicados, na forma de melhor organização mental e eficiência para cumprir nossos compromissos.

 

Um modo de levar a vida

 

Nos Estados Unidos e países da Europa, onde é bastante difundido, o mindfulness foi adotado em vários campos de atividade.

 

Nas empresas, pratica-se para ter mais foco e criatividade, menos stress, melhores relacionamentos e efetividade no trabalho. Em escolas, alunos praticam para ter melhor desempenho nos estudos, mais sociabilidade e disciplina. Em hospitais, clínicas psicológicas e psquiátricas, de emagrecimento ou reabilitação de dependência química, pessoas praticam para estabilizar-se emocionalmente e ter melhores resultados em seus tratamentos.

 

Mindfulness é benéfico para a vida com um todo, mas certamente é na área profissional que seus efeitos mais se destacam.

 

Gerenciamos melhor o tempo e realizamos as tarefas com mais atenção e qualidade. A capacidade de percepção se amplia, o que permite tomar melhores decisões. Há maior abertura para criatividade e insights porque a mente está mais estável, mais calma. Nos comunicamos mais eficazmente, cometemos menos erros e lidamos melhor com o stress do dia a dia.

 

Como adepta desde 2013, percebo em mim os benefícios do mindfulness, que procurei resumir nesta frase: mais foco, bem-estar e satisfação conosco mesmos. Mais do que uma prática, tornou-se para mim um modo de viver – com mais consciência e escolhas de como lidar, a cada momento, com as situações deste turbilhão que é o nosso mundo.

 

Quer aprender as práticas, a filosofia e a neurociência do mindfulness? Clique aqui para saber como. 

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