Faça um reset mental para reorganizar o pensamento

 

Há momentos em que estamos com muitas coisas na cabeça e temos dificuldade tomar decisões ou definir prioridades. Experimente essa técnica simples e eficaz para recuperar o foco e o raciocínio

 

## Quando o computador trava, resolvemos o problema com um reset– desligamos e reiniciamos o aparelho para ele voltar a funcionar. Nossa mente também pode travar quando sobrecarregada de pensamentos, informações ou afazeres. Ficamos confusos, com dificuldade para definir o que é mais importante ou por onde começar. Precisamos de um reset mental para organizar as ideias.

 

Ok, e como se dá reset na mente? É simples: focalize a atenção na respiração. Concentre-se nos movimentos e sensações do ar entrando e saindo pelas narinas, ou inflando e desinflando o tórax, como se respirar dependesse de sua vontade. Respire normalmente, sem forçar. De repente, você perceberá que a mente está outra vez ocupada com pensamentos, e tudo bem: simplesmente reconduza a atenção para as sensações da respiração. A mente voltou aos pensamentos? Retorne para respiração de novo, e de novo, e de novo, quantas vezes for preciso, por pelo menos três minutos.

 

Do ponto de vista neurológico, algo interessante acontece quando realizamos esse exercício. Ao focalizar a atenção na respiração, ativamos o modo neural da experiência direta, em que mente se ocupa do aqui-agora. E se ela está no aqui-agora, não está no modo oposto – o modo divagação, em que viaja ao passado, ao futuro ou a outro lugar. O modo divagação é essencial para a nossa vida, pois nos permite planejar, refletir, criar cenários etc. Mas é também o celeiro das preocupações, ruminações, do tsunami de pensamentos que experimentamos nos momentos de confusão mental.

 

O fato é que se colocamos a atenção na respiração, o tsunami perde energia. Ele ressurge, mas retornamos à respiração, e ele perde energia novamente.  E assim, interrompendo o tsunami várias vezes, o oceano da nossa mente começa a se acalmar. Com a mente mais calma, temos mais clareza para raciocinar e tomar decisões.

 

A habilidade de estabilizar a mente é um dos efeitos da prática de mindfulness. Na prática, treinamos nos colocar no modo experiência direta, perceber quando a mente divagou e recolocá-la em experiência direta. Quanto mais exercitamos isso, mais domínio temos sobre os nossos estados mentais.

 

A prática de mindfulness é a base do Programa Você Mais Centrado – foco, bem-estar e satisfação com você mesmo. Clique aqui para saber mais.

 

 

Compartilhe
Please reload

Categorias
Please reload

Outros conteúdos

October 25, 2017

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square