Dirigente, persuasivo, apoiador ou regulador: qual o seu estilo de liderança?

22 Jun 2016

 

Verifique qual tende a ser seu estilo de liderança com base nos fatores comportamentais da Teoria DISC

 

## Segundo o psicólogo americano William Moulton Marston, autor da teoria comportamental DISC, o temperamento humano resulta da combinação de quatro fatores: dominância, influência, estabilidade e conformidade.

 

Normalmente, um desses fatores predomina em nossa forma de liderar e constitui um estilo. Que tal descobrir o seu? Caso se identifique com dois fatores, o que é comum, seu estilo seria a combinação dos dois. 

 

Veja a seguir uma breve descrição de cada fator. Verifique com qual deles você mais se identifica e qual tende a ser seu estilo de liderança.

 

Dominância – As pessoas que têm esse fator em evidência são motivadas a conquistar objetivos. Têm iniciativa, determinação, objetividade e rapidez de decisão, assumem riscos, são independentes e gostam de fazer às coisas à sua maneira; tendem a ser competitivas, impulsivas e impacientes.

 

Se você se identificou com esse fator, seu estilo de liderança tende a ser dirigente: focado em resultados, objetivo e resoluto, decide rapidamente e remove os obstáculos que surgem no caminho. Raramente tolera divergências, exige respeito e responsabilidade por parte de sua equipe, sabe delegar e cobrar resultados.

 

Influência – Quem tem esse fator em evidência é motivado a relacionar-se e ser popular, tem iniciativa para novos contatos, extroversão, facilidade em fazer empatia e comunicar-se, é entusiasmado, persuasivo e flexível; tem dificuldade em lidar com rejeição, pode perder o foco, ser inconstante e indisciplinado.

 

Se você se identificou com esse fator, seu estilo de liderança tende a ser persuasivo, que cria um ambiente de trabalho amigável, importa-se com o bem estar de sua equipe e procura atingir seus objetivos com as pessoas e por meio delas. Embora seja receptivo e próximo, não deixa os colaboradores tirarem vantagem disso.

 

Estabilidade – As pessoas que apresentam esse fator em evidência são motivadas a sentir-se seguras e manter as coisas em equilíbrio. Pensam muito antes de tomar decisões, são cautelosas, têm grande equilíbrio emocional, são pacientes, boas ouvintes, disciplinadas e persistentes; tendem a resistir a mudanças, ser conservadoras e pouco flexíveis.

 

Se você se identificou com esse fator, seu estilo de liderança tende a ser apoiador, que se porta como um servidor para sua equipe, orientando-a e provendo-a de todos os recursos necessários para o trabalho. Dá valor à disciplina, transmite segurança, é leal às pessoas e espera lealdade na mesma medida.

 

Conformidade – As pessoas que têm em evidência esse fator são motivadas a realizar coisas com perfeição. São focadas em qualidade, precisas e atentas a detalhes, têm alta capacidade de concentração e de análise, possuem muito conhecimento, são lógicas e racionais; podem ser perfeccionistas e demorar para concluir seu trabalho por achar que não analisaram o assunto suficientemente.

 

Se você se identificou com esse fator, seu estilo de liderança tende a ser regulador, que lidera por meio de regulamentos, regras e/ou processos. Dá as diretrizes e mantém as pessoas no rumo certo. Exigente, demanda precisão, disciplina e rigor de sua equipe, acompanhando de perto o dia a dia dos colaboradores.

 

E então, você se identificou com algum desses estilos? Deixe aqui um comentário!

 

"O Líder Centrado" é um programa de coaching que ensina os líderes a manter o foco sob pressão, gerenciar o stress para tomar decisões, ampliar as percepções e influenciar positivamente a equipe. Clique aqui para saber mais

Compartilhe
Please reload

Categorias
Please reload

Outros conteúdos

October 25, 2017

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square