Como é uma prática de mindfulness?


Mindfulness é um treino de focalização da atenção que fortalece determinadas estruturas do cérebro, trazendo maior capacidade de foco, autoconsciência e autorregulação emocional. Aprenda aqui a prática básica

## Tudo que o nome tem de complicado, a prática tem de simples. Basta sentar-se confortavelmente, numa postura ereta e estável, fechar os olhos e colocar a atenção nas sensações da respiração. De repente, você perceberá que sua mente “desfocou”, divagou com algum pensamento; sempre que isso acontecer, simplesmente tome consciência de onde a mente estava e recoloque a atenção na respiração.

Uma prática de mindfulness é assim: o contínuo movimento de focar a atenção, perceber que perdemos o foco e focar de novo.

Já ouvi pessoas questionarem: "Só isso?", sem conseguir disfarçar a cara de decepção, de um pensamento secreto do tipo “mas que coisa boba”. Tecnicamente, é só isso mesmo. Mas são tantas as coisas que exercitamos com essa simples prática... Por ora, vamos ficar apenas com o principal efeito neurológico de mindfulness: o fortalecimento do córtex pré-frontal, a estrutura do cérebro envolvida nas faculdades da atenção, raciocínio, aprendizado, decisão e regulação da emoção, falando resumidamente.

Veja, quando você coloca a atenção nas sensações da respiração, divaga e volta à respiração, é como se estivesse fazendo um exercício de musculação no cérebro – no caso, o músculo malhado é o da atenção. Por isso é que o primeiro efeito a ser percebido é um maior domínio sobre a atenção, com um aumento da capacidade de sustentá-la.

Que tal experimentar? Veja no infográfico abaixo as instruções para a prática básica, uma das diversas que trabalhamos no programa Você Mais Centrado - foco, bem-estar e satisfação com você mesmo. Clique aqui para saber mais!

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