Como é uma prática de mindfulness?

Mindfulness é um treino de focalização da atenção que fortalece determinadas estruturas do cérebro, trazendo maior capacidade de foco, autoconsciência e autorregulação emocional. Aprenda aqui a prática básica

 

## Tudo que o nome tem de complicado, a prática tem de simples.  Basta sentar-se confortavelmente, numa postura ereta e estável, fechar os olhos  e colocar a atenção nas sensações da respiração. De repente, você perceberá que sua mente “desfocou”, divagou com algum pensamento; sempre que isso acontecer, simplesmente tome  consciência de onde a mente estava e recoloque a atenção na respiração.

 

Uma prática de mindfulness é assim: o contínuo movimento de focar a atenção, perceber que perdemos o foco e focar de novo.

 

Já ouvi pessoas questionarem: "Só isso?", sem conseguir disfarçar a cara de decepção, de um pensamento secreto do tipo “mas que coisa boba”. Tecnicamente, é só isso mesmo. Mas são tantas as coisas que exercitamos com essa simples prática... Por ora, vamos ficar apenas com o principal efeito neurológico de mindfulness:  o fortalecimento do córtex pré-frontal, a estrutura do cérebro envolvida nas faculdades da atenção, raciocínio, aprendizado, decisão e regulação da emoção, falando resumidamente.

 

Veja, quando você coloca a atenção nas sensações da respiração, divaga e volta à respiração, é como se estivesse fazendo um exercício de musculação no cérebro – no caso, o músculo malhado é o da atenção. Por isso é que o primeiro efeito a ser percebido é um maior domínio sobre a atenção, com um aumento da capacidade de sustentá-la.

 

Que tal experimentar? Veja no infográfico abaixo as instruções para a prática básica, uma das diversas que trabalhamos no programa Você Mais Centrado - foco, bem-estar e satisfação com você mesmo. Clique aqui para saber mais! 

 

 

 

 

Compartilhe
Please reload

Categorias
Please reload

Outros conteúdos

October 25, 2017

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square