O que fazer com pensamentos negativos?


Sua mente parece ter vontade própria e você não consegue evitar pensamentos negativos?

## Olha, você não é o único que se incomoda com isso. Em maior ou menor grau, todos nós temos pensamentos negativos, e há uma maneira de lidar com isso.

Entre todos os seres vivos, o homem é o único capaz de imaginar o futuro, reviver o passado ou questionar o presente. Essa capacidade é essencial para a vida humana, mas com muita frequência traz pensamentos de insatisfação, preocupações e lembranças desagradáveis, que nos colocam em estados emocionais de ansiedade, angústia, tristeza, raiva, culpa...

E o que é pior, são pensamentos invasivos e repetitivos. Aparecem independentemente da nossa vontade e insistem em nos atormentar.

Aprendi que é inútil tentar evitá-los. Na verdade, quanto mais brigamos com eles, mais os fortalecemos. Até mesmo quando dizemos a nós mesmos “não posso pensar em tal coisa”, já estamos pensando... E assim, damos energia para aquele pensamento.

A prática de mindfulness nos ensina uma atitude muito eficaz para lidar com pensamentos que não queremos ter: deixar ir. Para isso, basta colocar a atenção numa sensação presente em seu corpo, como a passagem do ar pelas narinas ou a expansão e contração do peito durante a respiração. Quando colocamos a atenção numa sensação corporal, ativamos o modo neurológico da experiência direta, que "desliga" o modo narrativo/divagatório, do qual brotam os pensamentos negativos.

Toda vez que deixamos ir um pensamento, tiramos a energia que o sustenta. E de tanto deixar ir, deixar ir e deixar ir, nós o enfraquecemos. Ele perde o poder sobre nós.

Esse é apenas um dos muitos benefícios que a prática de mindfulness pode trazer para a sua vida.

A prática de mindfulness é a base do Programa Você Mais Centrado - foco, bem-estar e satisfação com você mesmo. Clique aqui para saber como o programa funciona e o que você pode aprender com ele.

Categorias
Outros conteúdos
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square