Como mindfulness nos ajuda a lidar com adversidades


Quando colocamos a atenção no aqui-agora, interrompemos a espiral de pensamentos que ampliam a turbulência emocional das situações difíceis e recuperamos a clareza para raciocinar

## Uma das mudanças que percebo em mim, depois que passei a praticar mindfulness, é na maneira de lidar com adversidades. Me recupero mais rapidamente do stress causado pela situação e coloco a cabeça em ordem para encontrar uma saída.

Diante de um problema, a tendência da mente é imaginar os desdobramentos futuros ou ficar ruminando o passado, o que só nos deixa mais nervosos. Imagine que você comete um erro no trabalho: a cabeça viaja, pensando no que o chefe vai dizer, o que o chefe do chefe vai achar, quais serão as consequências etc etc. É provável que também fique relembrando os fatos, se perguntando o que foi que deu errado, lamentando ter feito isso ou aquilo...

Pode parecer que antecipar cenários ou reviver o que aconteceu ajuda a encontrar uma saída ou evitar o agravamento da situação. Mas o que de fato acontece é que ampliamos a turbulência emocional causada pela adversidade, e isso torna mais difícil lidar com ela.

O melhor nessas horas é interromper a espiral de pensamentos que avança para o futuro ou nos prende ao passado, colocando a mente no aqui-agora. É aí que entra o mindfulness: uma prática de três a cinco minutos com atenção nas sensações da respiração já ajuda a estabilizar a mente para que possamos ver a situação com mais clareza.

A respiração consciente também ativa o sistema parassimpático, que recupera o organismo do stress, e nos acalmamos. E toda vez que a espiral de pensamentos negativos voltar (o que certamente vai acontecer), é só recolocar a atenção na respiração por instantes. Isso tira a energia dos pensamentos e eles não prosperam.

A mente é como um copo d’água com um punhado de areia. Enquanto você agitar a a água, ela permanecerá turva, e não será possível enxergar através do copo. Mas se parar de agitar a água, a areia aos poucos se deposita no fundo, deixando o líquido novamente claro.

E é bem melhor estar com a mente mais clara para pensar no que fazer diante de uma adversidade, não é?

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